O papel das religiões e a falta de entendimento entre elas

No mundo temos diversas religiões, todas com o mesmo propósito em comum: religar o homem com a divindade.

Mas por terem sido criadas em diferentes épocas e em diferentes lugares, cada uma recebeu um toque de peculiaridade pertinente ao momento e local de sua criação.

Os homens, por necessitarem de elementos materiais para expressar a sua fé, dotaram as religiões com diversas cerimônias, que expressavam fisicamente uma idéia abstrata que tinham dificuldade de compreender.

Como explicar coisas intangíveis como o amor e a felicidade? Mesmo nos dias de hoje é difícil conceituar idéias tão abstratas, sendo que é mais fácil compreendê-las pela sensação do que por explicações teóricas.

Então por isso os homens criaram diversos simbolismos, como as procissões, oferendas, amuletos, e tantas outras coisas que caracterizam as mais variadas religiões.

Esses elementos culturais e ritualísticos promovem então os conflitos ideológicos entre as religiões. Cada qual acredita estar certo do seu modo, e por consequência o outro errado.

Mas o objetivo final de todas as religiões não é unir o homem a Deus e tornar os homens melhores? Não promovem todas elas a aquisição das virtudes e a destruição dos vícios e más condutas?

Porque ainda falta o entendimento?

Justamente por causa dos conceitos abstratos, aliados ao materialismo humano. Isso nos faz ver somente a forma e não o fundo. Por isso nos detemos em detalhes bobos em vez de nos concentrarmos no verdadeiro significado.

Quem sabe quando aprendermos a ouvir mais ao próximo, começaremos a perceber que falamos das mesmas coisas, mas de maneiras diferentes?

Graças a Deus que já existem pessoas de bem movidas por promover este entendimento entre as diferentes religiões.

Façamos a nossa parte, evitando criticar ao próximo e buscando entender o seu modo de pensar. Só assim haverá mais paz e entendimento no mundo.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?