A mochila, a escada e a elevação

Em nossas vidas, tudo que fazemos, tudo que aprendemos, tudo que guardamos em nós, vai tornando-se uma "mochila". No decorrer da vida, vamos juntando muitos itens nessa mochila, acumulando uma bagagem cada vez maior.

Só que durante nossas vidas, nos deparamos com uma "escada". Essa escada nos permite elevarmo-nos, transcender nossa atual situação.

Se por vezes preferimos ficar estacionários, dentro de nossa zona de conforto, em outros momentos estamos determinados a mudar nossas vidas, a arriscar subir essa escada rumo ao novo, buscando ares mais elevados.

Entretanto, nossas pernas não tem força suficiente para subir essa longa escada com uma mochila pesada nas costas. É necessário parar, colocar a mochila no chão, e começar a tirar dela tudo o que é pesado, deixando somente o que é leve e estritamente necessário.

Começemos tirando as coisas mais pesadas: o egoísmo, o orgulho, a maledicência, o pessimismo, o ódio, os vícios, as mágoas...

Em seguida, tirando as mentiras, a ingratidão, o descontrole, a vaidade, a avareza, a inveja, a preguiça...

E deixemos então somente aquilo que vamos necessitar, e que curiosamente, são as partes mais leves de nossa mochila, tão leves quanto um balão de hélio, até mesmo nos ajudam a subir: a bondade, a amizade, a alegria, a verdade, a paciência, o perdão, a fé, e principalmente, o amor.

E assim, com uma mochila tão leve que passa a flutuar, iniciemos nossa escalada, buscando no topo da escada, estarmos um pouco mais pertinho do céu.

Comentários

  1. Sábias palavras!
    E eu acrescentaria que a caminhada se torna ainda mais leve quando temos verdadeiros amigos ao nosso lado para nos ajudar, estendendo a mão nos momentos mais difíceis!
    Abençoado aquele que possui esses anjos encarnados ao seu lado!

    ResponderExcluir
  2. Raphael, eu ia escrever um monte de palavras, mas resolvi dizer apenas que continues assim, um trabalhador da SEARA DE NOSSO AMADO MESTRE JSESUS CRISTO. Use e abuse das tuas intuições e inspirações. Deixe fluir este dom da palavra, pois certamente estas auxiliando o caminhar de muitos irmãos.
    Muita LUZ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário acerca do post acima.

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!